terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MEC abre processo para fechar curso da Univap em Jacareí


Segundo o ministério, a universidade não cumpriu objetivos que levariam à melhora do desempenho do curso nas provas do Enade
A Univap (Universidade do Vale do Paraíba) terá que encerrar as atividades do curso de Direito do campus Villa Branca, em Jacareí, a partir deste ano.

A determinação é do MEC (Ministério da Educação), que publicou portaria no Diário Oficial da União do último dia 31 de dezembro.

Segundo o ministério, a universidade não cumpriu objetivos que levariam à melhora do desempenho do curso nas provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), as quais o Direito do campus de Jacareí obteve notas insatisfatórias em duas edições seguidas, o que causaria a desativação do curso.

Problemas. Em 2006 e 2009, quando o curso de Direito foi avaliado, os resultados ficaram com nota entre 1 e 2, em escala entre 0 e 5.

A partir de 2007, o MEC iniciou uma “caça às bruxas” dos cursos com notas baixas, com a criação da Comissão de Supervisão Especial, que tinha o objetivo de fiscalizar 89 instituições do Brasil, entre elas a Univap.

Sob o comando da Secretaria de Educação Superior, representantes do MEC fariam vistorias e firmariam um “Termo de Saneamento de Deficiências” com tais universidades, para que elas melhorassem seu desempenho nas provas e
aumentassem a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

De acordo com o documento, o curso de graduação do campus de Jacareí teria que melhorar, ainda que parcialmente, nos itens relacionados à grade curricular, à composição do corpo docente e à infraestrutura do campus.

Mas, de acordo com o MEC, nada disso foi cumprido pela Univap, situação que foi constatada na segunda visita técnica realizada pelo governo federal no campus Villa Branca, em novembro passado.

Aulas. Segundo as regras do Ministério da Educação, a Univap tem 15 dias para apresentar suas justificativas.

Mesmo que a decisão de encerrar o curso não se reverta, os alunos matriculados a partir do segundo ano terão o direito de continuar a ter aulas até a formatura -- o curso dura cinco anos -- ou poderão pedir transferência para uma outra universidade da região.

Novas turmas não poderão ser abertas. Entretanto, prevendo que isto poderia acontecer, desde 2009 a Universidade do Vale do Paraíba não abriu turmas no campus de Jacareí.

“Eles não conseguiram pre-encher as vagas suficiente para abrir novas salas, então não conseguiram abrir turmas nos últimos dois anos. Aparentemente, a intenção era de desativar o curso”, afirmou Gabriel Nogueira, 20 anos, membro do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Univap.


Fonte : Ovale

Nenhum comentário:

Postar um comentário