sábado, 17 de outubro de 2009

História da Cidade de Jacareí


Os documentos históricos de Jacareí registram o início de um povoamento em 1652 com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Parayba, pela iniciativa de Antônio Afonso e seus três filhos. Em 22 de novembro de 1653 o local foi elevado à Vila pelo donatário da Capitania de Itanhaém, D. Diogo de Faro e Sousa, desmembrado da antiga vila de Mogi das Cruzes, e tornou-se cidade em 3 de abril de 1849. Antigo caminho para as Minas Gerais, usando o rio Paraíba do Sul, Jacareí passou de humilde pousada colonial de tropeiros, ao longo dos anos, para cidade progressista, a partir de 1790.
Segundo as pesquisas, o núcleo inicial da cidade está nas redondezas da Capela do Avareí (1728) e depois o Largo da Matriz (século XIX), que foi urbanizado na década de 1930. O largo da Matriz continua ainda hoje como palco das festas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Imaculada Conceição, que são realizadas há mais de 100 anos. O dia da padroeira é 8 de dezembro, feriado municipal. Em 1920, a igreja passa por uma reforma, na qual são imprimidos os traços atuais.
Outro monumento histórico da cidade é a Santa Casa de Misericórdia, com suas instalações oficializadas em 1850. A edificação foi construída graças aos donativos arrecadados e pelo trabalho gratuito dos negros escravos, cedidos pelos senhores abastados. Em 1854, terminada a primeira parte da construção e feitas as instalações preliminares, a Santa Casa começou a funcionar. O Brasão, a Bandeira e o Hino Oficial da cidade foram instituídos por lei municipal em 1952, 1968 e 1969, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário