sábado, 16 de julho de 2011

Jacareí Basketball prova sua força entre os grandes


Time ficou entre os quatro primeiros do campeonato

Isaac Rafael, do Jacareí, executando uma bandeja (Foto: Valter Pereira/PMJ) Isaac Rafael, do Jacareí, executando uma enterrada (Foto: Valter Pereira/PMJ)

Ícaro Leal
Publicada em 13/07/2011 às 16:02
Santo André (SP)

Durante o primeiro semestre, o Jacareí Basketball participou do Torneio Novo Milênio para se preparar e carimbar de vez sua vaga para o Campeonato Paulista A1 de 2011. Em 2010, o time do Vale conquistou o vice-campeonato da A2 do Paulista e foi convidado, pela Federação, para participar da elite do basquete nacional.

- Ficamos em segundo no ano passado da A2, e muitos comentavam que era um torneio mais fraco e então tinhamos que sacramentar esse quarto lugar para estar jogando na A1 – comentou o auxiliar técnico do Jacareí, Edvaldo Ávila.

Jacareí fez uma ótima campanha no torneio organizado pela Federação Paulista. No primeiro turno, ficou na segunda posição junto com Santos, Piracicaba e Americana, obteve cinco vitórias e sofreu apenas três derrotas. No segundo turno, o time deu uma caída de produção terminando em quinto com três vitórias e cinco derrotas.

Na classificação geral, o time terminou com números bem equilibrados. Foram oito vitórias e oito derrotas. Na quinta colocação, teria que jogar as quartas de final contra o quarto colocado, que ficou com a equipe de Santos. A partir dos playoffs, os times teriam que disputar uma série melhor de três para decidir quem avançaria, ou seja, com duas vitórias o time já estaria garantido para a próxima fase.

Jacareí estava em desvantagem, como terminou uma posição abaixo de Santos, teria que jogar as duas últimas partidas da série na casa do adversário. No primeiro jogo das quartas, vitória do time do Vale, em casa, por 92 a 74. No segundo jogo, derrota por 95 a 86, em Santos. Na partida decisiva Jacareí venceu, fora de casa, por 73 a 71. O time garantiu sua participação nas semifinais do torneio.

- A equipe teve altos e baixos durante a competição, mas no momento decisivo soube ganhar a partida principal que foi contra Santos, até mesmo definindo lá na casa do adversário – disse Deco Barreto, técnico do Jacareí Basketball.

Nas semifinais, novamente a desvantagem de ter que decidir na casa do adversário. No primeiro confronto, em Jacareí, o time acabou derrotado por 82 a 77. A missão era difícil, mas não impossível. O time do Vale teria que vencer o segundo jogo e o eventual terceiro para se garantir na final. A vitória não veio por muito pouco, o time foi derrotado novamente por 73 a 72 e se despediu da competição nas semifinais.

Um dos principais motivos pelo qual o time não conseguiu a classificação para as finais do torneio pode ter sido a falta de experiência que os atletas tinham em competições. A idade média dos atletas é de 20 anos e esse pequeno detalhe pode ter contribuído para a eliminação.

O auxiliar técnico do Jacareí, Edvaldo Ávila, acredita a derrota na primeira partida das semifinais, em casa, foi fundamental para a eliminação da equipe.

- Tinhamos grande chances (de ir à final), acho que a nossa falha foi ter perdido para São José do Rio Preto em casa onde nos não tinhamos uma segunda chance para vencer. E conseguir duas vitórias na casa do adversário, como São José do Rio Preto, é complicado – explicou Edvaldo Ávila ao LNET!

Mesmo assim, o Jacareí teve o que comemorar, o objetivo da equipe havia sido alcançado e o time confirmou presença na elite do basquete paulista.

- O objetivo foi cumprido, ficamos entre os quatro primeiros e retornamos a vaga na elite do basquetebol – comemorou Edvaldo Ávila.

Agora, a equipe está focada para os Jogos Regionais e para o Campeonato Paulista. O time viaja nesta quarta feira para Pindamonhangaba onde disputará os regionais. Em agosto, reestreia na elite do basquetebol do estado depois de 15 anos fora dela.

- Acho que Jacareí continua sendo e tendo a sua base como o principal aliado para essa A1. Na parte coletiva a gente ta melhorando a cada dia, mas o principal é essa união do grupo, que vai permanecer sempre até o final do campeonato e isso vai fazer a diferença – exaltou Deco, treinador do time.

http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/Jacarei-Basketball-prova-forca_0_516548504.html#ixzz1SIX8Goeq

Nenhum comentário:

Postar um comentário