domingo, 15 de agosto de 2010

Univap quer erguer shopping


Universidade apresenta à prefeitura de São José dos Campos projeto de mega edifício no lugar da Faculdade de Direito, que inclui até shopping
O empreendimento imobiliário que a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) pretende executar no campi Centro inclui um shopping center, que pode mudar a cara da região central de São José dos Campos se aprovado pela administração municipal.
No projeto Castejón, como é chamado pela universidade, é apresentado um edifício que ocupará parte dos 8.377m² do terreno e que oferecerá, entre outras coisas, um shopping, escritórios comerciais, quatro pavimentos destinados exclusivamente para estacionamento, um heliporto, além de espaço para as atividades acadêmicas da Faculdade de Direito.
Do projeto original do prédio, apenas as grandes colunas frontais devem permanecer.

Panorâmica. O VALE teve acesso à maquete virtual produzida pela universidade, que apresenta uma panorâmica de como o empreendimento poderá ficar depois de concluído.
A animação é assinada como sendo de autoria da FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino), mantenedora da instituição de ensino.

Universidade promete revelar os objetivos do projeto na quinta

Além da obra no campi Centro, a Univap também pretende construir um edifício similar no campi do bairro Jardim Aquarius, também em São José, conforme publicado na última semana.
Em ambos os casos, os prédios não se enquadram na nova Lei de Zoneamento da cidade, sancionada no último dia 9, que limita em 15 pavimentos a altura máxima dos edifícios.

Por meio de nota, a Secretaria de Planejamento Urbano informou ontem que, por se tratar de uma obra grande, “serão necessárias diversas medidas mitigadoras quanto a tráfego e outros, assim, não é possível neste momento adiantar informações sobre o projeto e as possibilidades legais de ser executado ou não”.
Impactos. Para o arquiteto e urbanista Flávio Mourão, uma construção com o porte da proposta pela Univap deve ter um estudo muito bem elaborado.

“É necessário se fazer uma série de avaliações detalhadas, porque se trata de uma região já saturada”, disse.

“Eu não acredito que façam esse estudo bem elaborado, o que pode trazer uma série de impactos negativos”, disse.
Segundo o arquiteto, que também é professor universitário e discorda do viés empreendedor e comercial da obra apresentada pela Univap, “é uma instituição comunitária, não para fins lucrativos”. Um dos grandes problemas poderá ser o trânsito.
A opinião dele é compartilhada pela secretária de Planejamento Urbano de São José dos Campos, Cynthia Márcia de Oliveira Gonçalo, que antes mesmo de analisar o projeto como um todo, encaminhado à prefeitura pela Univap no começo deste ano, exigiu informações mais consistentes no RIT (Relatório de Impacto de Tráfego) apresentado pela universidade sobre a questão.
Polêmica. O projeto Castejón é mantido em sigilo pela Univap desde o começo do ano, quando foi entregue à prefeitura para aprovação.

Porém, nesse intervalo, a maquete virtual foi encaminhada aos vereadores da cidade.

Os parlamentares negam que haja interesse da instituição e que o projeto chegou a eles apenas para ciência.
O presidente da Comissão de Planejamento Urbano da Câmara, Cristiano Pinto Ferreira (PSDB), disse que a Câmara não vai se envolver com o assunto. “Não vamos interferir em nada”, afirmou.

Fonte : O vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário