terça-feira, 3 de abril de 2012

PARANBENSSS JACAREÍ!!! ( 360 anos )



Em 1652 iniciava-se a povoação de "Nossa Senhora da Conceição de Jacarehy" por iniciativa de Antonio Afonso e seus filhos, juntamente com agregados. Essa povoação deu-se pela dificuldade encontrada dos habitantes da roça, no entorno da região, de alcançarem Mogi das Cruzes, onde levavam as mulheres e filhos para os serviços religiosos. Mas foi em 1653, precisamente no dia 22 de novembro que o povoado deu origem a Vila.
Há inumeras teorias sobre o nome da cidade. "Jacare-ig" que siginifica Rio de Jacarés, pelo város jacarés/lagartos aqui encontrados entornos ao Rio Paraiba, foi transformado em "Jacareí" pelo forma popular de se dizer.
Entretanto, somente em 03 de abril de 1849 a vila de Nossa Senhora da Conceição de Jacarehy tornou-se cidade, tendo como data oficial de fundação 03 de abril de 1652. (03 de abril pelo dia que virou cidade, e 1652 pelo inicio de sua povoação).
Os primeiros povoados deu inicio onde hoje encontra-se a igreja do Avareí, sendo essa a primeira a ser fundada na cidade. Porém como o entorno da igreja era muito alagadiço, fez como que o povoado se locomove-se para a região do largo da matriz. As terras dadas a D. Diogo de faro e Souza, começou a ser transformada no incio do seculo XIX, com suas estreitas e tortas ruas nascendo do largo da matriz.

*Fonte: livro "Nossa Senhora da Conceição de Jacarehy" elaborado pelos profesores: Ivonne Tessin Weis, Benedito Vianna dos Santos, Ivana de Souza e Cláudio Bertolli Filho, com apoio da Insdustrias de Papel Simão S. A. (1990)

#ValeCompartilhar

**Fonte : Palavras  de Vanessa Goncalves Silva no Facebook

  • Galera hj vc o leu Jornal OVALE ?
    Mais uma vez eles esqueceu de Jacareí mais será que vai esquecer de Taubaté e SJC no aniversários da cidades deles ???Não leu compre e olha vc mesmo????
    Mande um e-mail para redação do jornal pois tem a área do leitor redacao@ovale.com.br, crl@ovale.com.br, internet@ovale.com.br

    expresando a sua indignação.